O Engenheiro Ambiental é o profissional habilitado a preservar, recuperar e analisar fatores que prejudiquem o meio ambiente. Este artigo irá auxilia-lo a conhecer mais sobre o curso, o mercado de trabalho, o estágio e a profissão de quem se forma em Engenharia Ambiental.
Engenharia Ambiental: O que é?
A preocupação com o meio ambiente e com os recursos naturais cresce ano após ano. Por conta disso, aEngenharia Ambiental vem ganhando um destaque cada vez maior entre os cursos mais cobiçados pelos estudantes.
Essa parte da engenharia é responsável por prevenir, conservar e solucionar boa parte dos conflitos ambientais, principalmente aqueles causados pelo homem.
Além disso, lança mão de políticas de conscientizaçãoambiental para evitar que problemas da mesma ordem ou semelhantes voltem a acontecer.
Engenharia Ambiental
Habilitação:
Engenheiro Ambiental
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3.732,00
O curso
O curso de Engenharia Ambiental, assim como todos da área de exatas, determina que o estudante deve possuir sólidos conhecimentos em cálculo. Porém, se você não se encontra no grupo dos alunos que possuem facilidade em aprender disciplinas como matemática e física, não se assuste. A ementa costuma ser bastante diversificada e mesclar os conteúdos do ciclo considerado básico com os conteúdos encontrados nas disciplinas específicas.
E são essas disciplinas, as específicas, que tornam o curso ainda mais interessante. Normalmente elas são divididas em aulas expositivas, em laboratório ou em sala de aula e buscam aproximar o estudante do mercado de trabalho.
O tempo de duração desse curso é de 5 anos.
Onde encontrar?
O curso de Engenharia Ambiental pode ser encontrado em muitas instituições públicas e privadas. Escolha a universidade levando em consideração fatores relevantes para você, como localização, ênfase do curso, aceitação pelo Ministério da Educação (MEC), etc.
Abaixo estão algumas das faculdades federais e estaduais que possuem o curso para formar engenheiros ambientais.
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
As outras universidades que ministram o curso de Engenharia Ambiental podem ser encontradas acessando o e-MEC, que é um portal onde são disponibilizadas as listas de instituições e cursos cadastrados pelo MEC.
Estágio em Engenharia Ambiental
Todo aluno, para conseguir um diploma de graduação, precisa dedicar determinada carga horária para a realização de um estágio. Essa atividade é obrigatória para os alunos que estão prestes a concluir o curso, mas isso não impede que seja realizado em qualquer período.
Essa é uma etapa muito importante na vida dos estudantes, pois representa a integração entre o meio acadêmico e empresarial, além de ser o primeiro contato com o mercado de trabalho para muitos dos futuros ambientalistas.
Como encontrar as vagas disponíveis para estágio?
As oportunidades de estágio surgem a todo momento e são anunciadas das mais diversas formas. A internet, por exemplo, é uma excelente ferramenta de pesquisa. Muitas das vagas são disponibilizadas em grupos de redes sociais, de e-mail, no portal das universidades ou empresas, etc.
Onde realizar o estágio?
O estágio em Engenharia Ambiental pode ser realizado em empresas públicas ou privadas, auxiliando em escritórios de consultorias, em Organizações Não-Governamentais (ONG’s), entre outras.
Vale a pena pesquisar mais a respeito dos benefícios conquistados através de um bom estágio e analisar a possibilidade de dar início à carreira profissional antes do término da graduação em Engenharia Ambiental.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho para um engenheiro ambiental está em constante expansão. Atualmente, há diversas oportunidades de emprego para quem concluiu essa graduação. Porém, mesmo com essa disponibilidade, muitos profissionais experientes aconselham que uma das melhores formas de ingressar no mercado é iniciando um estágio durante a execução do curso.
O profissional de engenharia ambiental está apto a trabalhar em consultorias ambientalistas, em empresas privadas e públicas, em ONG’s ou em qualquer instituição que esteja interessada em realizar projetos ecologicamente corretos.
Qual é o salário de um engenheiro ambiental?
O salário de um engenheiro ambiental, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), varia de acordo com o número de horas trabalhadas e a experiência doprofissional. O piso salarial atual para um engenheiro ambiental que trabalhe 6 horas diárias é de 6 salários mínimos e para a carga horária.
0 comentários:
Postar um comentário