Engenharia Florestal
O Engenheiro Florestal estuda os recursos florestais e elabora projetos sustentáveis de exploração e reflorestamento. Conheça mais sobre a carreira de Engenharia Florestal.
Engenharia Florestal
Habilitação:
Engenharia Florestal
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Organização
Salário Médio:
R$ 2032,00
Engenharia Florestal
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Organização
Salário Médio:
R$ 2032,00
O Engenheiro Florestal ( profissional de Engenharia Florestal ) estuda as florestas e ecossistemas para poder desenvolver projetos sustentáveis de exploração destes recursos.
Apesar da ação humana sobre o mundo, as florestas ainda ocupam aproximadamente 30% da área total dos continentes e são uma peça fundamental para o equilíbrio ambiental e econômico da nossa sociedade.
Ultimamente, devido ao aquecimento global, a poluição e a exploração florestal desenfreada que alguns países vem fazendo, o tema de preservação e uso racional das florestas através da engenharia florestal vem vendo cada vez mais pensado e discutido pelos líderes mundiais.
Dentro dos projetos de desenvolvimento sustentávelprogramados pelos governos e empresas, o profissional de Engenharia Florestal é o responsável por avaliar o potencial das florestas e planejar a exploração racional das mesmas.
Além de projetos de manejo de florestas, o profissional de engenharia florestal também pode atuar como pesquisador trabalhando na melhoria genética de sementes, atuando na classificação de espécies vegetais ou então participando de expedições em busca de novas espécies vegetais.
Outra atribuição muito importante da Engenharia Florestal é a recuperação de áreas de floresta que já foram destruidas.
Tanto nos países subdesenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento há enormes áreas destruidas e que podem perfeitamente ser recuperadas.
O Curso de Engenharia Florestal
O principal objeto de estudo do curso de Engenharia Florestal são as ciências biológicas, principalmente as Ciências Agrárias.
O curso de engenharia florestal tem um conteúdo fortemente focado, com o aluno estudando muita teoria relacionada ao tema das florestas: botânica, ecossistemas, fisiologia vegetal, biologia celular e tecnologia de processamento de madeira.
Além do estudo teórico sobre tecnologia florestal também há alguns laboratórios, atividades de campo e até mesmo atividades em viveiros de animais ( estas por sinal são as atividades preferidas dos alunos de engenharia florestal ).
O estágio é sempre obrigatório, em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório também que o aluno produza também um Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ).
Grade Básica do Curso de Engenharia Florestal
- Biologia Geral
- Botânica
- Fisiologia Vegetal
- Química
- Zoologia
- Topografia
- Desenho Técnico
- Estatística
- Climatologia ( estudo do clima )
- Pedologia ( estudo dos solos )
O Certificado FSC e os Progressos da Engenharia Florestal
O FSC ( Forest Stewardship Council ) é uma ONG criada em 1990 para incentivar a engenharia florestal e o gerenciamento sustentável dos recursos florestais.
Devido a sua seriedade, critério científico e tradição, atualmente o FSC é o selo ambiental mais respeitado no que diz respeito a engenharia florestal e várias empresas, desde fabricantes de móveis até produtores de papel, vem procurando se adequar e garantir o selo FSC.
O FSC possui representação em vários países e sua presença global vem crescendo cada vez mais. Atualmente, existem 3 tipos diferentes de selos FSC, eles indicam 3 níveis diferentes de engenharia florestal:
FSC 100%
É o selo mais difícil de ser conseguido e indica que a madeira vem de florestas 100% certificadas e que cumprem todas as rígidas exigências do FSC.
Madeira vinda de um lote FSC 100% é garantia de madeira vinda de uma fonte sustentável e que usa as mais altas tecnologias de engenharia florestal disponíveis.
FSC Fontes Mistas
Os lotes de madeira com este selo contém madeira de várias origens: parte vem de florestas certificadas pelo FSC, parte de outras fontes controladas ( mas que não são FSC ) e parte de projetos simples de engenharia florestal.
O selo garante que não existe madeira vinda de fontes predatórias dentro do lote.
FSC Reciclado
Este selo de engenharia florestal do FSC indica que a madeira do lote veio de reutilização ( reciclagem ).
As fibras de madeira, no caso, foram recicladas seguindo os padrões de engenharia florestal do FSC.
Especializações da Carreira em Engenharia Florestal
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Florestal:
- Recuperação/Construção de Florestas: Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, uma área totalmente destruída de floresta pode novamente se transformar em uma área verde. O profissional de engenharia florestal especialista em recuperação e construção de florestas trabalha juntamente com o engenheiro ambiental e o gestor ambiental coordenando estes projetos.
- Genética Florestal: Especialização onde o profissional de Engenharia Florestal trabalha selecionando e pesquisando sementes para produzir árvores melhores, mais resistentes e mais produtivas.
- Tecnologias de Produtos Florestais: Carreira onde o engenheiro florestal atua desenvolvendo novas tecnologias de engenharia florestal para aperfeiçoar a exploração e processamento de produtos da floresta tais como óleos, borracha, madeira e fibras em geral.
Engenharia Florestal: Aspectos Favoráveis
Com o aumento da fiscalização e também da pressão de governos e opinião pública, o trabalho dos profissionais de engenharia florestal vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas, especialmente por aquelas que querem garantir selos de sustentabilidade tais como o FSC ( citado acima ) para os seus produtos.
As melhores oportunidades para o profissional de engenharia florestal estão nos estados das regiões Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo forte pela sua indústria de celulose e papel e em Minas Gerais que tem demandado muito por áreas de reflorestamento ( muitas áreas de floresta foram destruídas pela mineiração em Minas ).
Engenharia Florestal: Aspectos Desfavoráveis
O principal aspecto desfavorável da Engenharia Florestal é a competição de outros profissionais especializados em outras áreas ( engenharia ambiental e gestão ambiental ) que muitas vezes as empresas colocam para fazer o trabalho de engenharia florestal.
0 comentários:
Postar um comentário