Quando se tem aquela sensação de que não é possível mais pensar e nem fazer nada, provavelmente o cérebro alcançou a estafa mental.
Fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e até problemas digestivos são sintomas da exaustão do cérebro. Se isto ocorre, é porque não estamos conseguindo dividir nossa atenção para todos os pontos.
Segundo neurocirurgião do Hospital das Clínicas de SP, Dr. Fernando Gomes Pinto, quando os lobos frontais são usados em excesso eles se esgotam e é preciso parar, relaxar e descansar o cérebro. O médico diz que cultivar o ócio é fundamental! Nosso cérebro não foi feito para raciocinar e se concentrar 100% do tempo. “No mínimo, é preciso manter x horas do dia sem pensar no trabalho, sem fazer contas e sem se preocupar com um parente doente” diz, acrescentando que ”atividades que proporcionem prazer como um exercício físico que libera serotonina, e não vale aquele que vamos apenas pela obrigação de manter o corpo escultural, um programa de TV ou um passeio que saia da rotina já elimina da nossa mente a carga da obrigatoriedade e consequentemente ajuda a cumprir as próximas tarefas com mais facilidade”.
Além de comprometer o desempenho na rotina diária, a estafa mental pode ainda desencadear doenças como depressão, hipertensão, fobias, ansiedade e até problemas cardíacos e gástricos. “Esses e outros males modernos muitas vezes são frutos das alterações do sistema nervoso central que ocorrem em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. Os trabalhadores compulsivos, os famosos workaholics são os que mais precisam se cuidar já que as cobranças com eles mesmo aumentam a propensão de desencadearam a estafa”, finaliza o neurocirurgião.
Por Jornalismo Portal EF

16:07
Unknown
0 comentários:
Postar um comentário