terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Carreira em Oceanografia


Oceanografia é a ciência que estuda os oceanos, lagos e rios. O oceanógrafo pesquisa os animais, vegetais e todos os processos marinhos. Conheça mais sobre esta carreira.



Oceanografia

Habilitação:
Oceanógrafo
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Organização e Observação
Salário Médio:
R$ 2418,00
Oceanografia, muitas vezes também chamada de Ciências do Mar ou então Oceanologia, é a ciência biológica que investiga e estuda as características dos mares, rios, lagos e oceanos.
Oceanógrafo ( profissional de oceanografia ) pesquisa as formas de vida animal, vegetal, formações geológicas e todas as características químicas, físicas e biológicas do ambiente marinho ( correntes marítimas, nível das águas, marés, etc… ).
Os oceanos, rios e lagos, cobrem a maior parte do nosso planeta. Ao contrário dos continentes que são profundamente conhecidos, mapeados e explorados, eles ainda são uma grande fonte de descobertas e recursos.
A vida aquática, considerada por alguns profissionais debiologia e oceanografia ainda mais rica e variada que a vida terrestre, tem sido por vários séculos uma grande fonte de matérias primas e alimentos para a humanidade.
Além de alimento e matérias-primas, o ambiente aquático também oferece recursos energéticos tais como petróleo, diversão ( as cidades litorâneas estão sempre entre os destino turísticos mais procurados pelas pessoas ) e uma grande via de transporte. Atualmente, o transporte de produtos e mercadorias através de grandes navios ocêanicos é a base do comércio entre as nações.
Assim como acontece com a maioria das carreiras focadas na biologia e ciências ambientais, o profissional de oceanografia tem um campo de trabalho amplo e variado.
O profissional de oceanografia pode trabalhar atuando na preservação ambiental ( assim o como o profissional de gestão ambiental faz no ambiente terrestre ), pode atuar como pesquisador determinando a melhor maneira de explorar os recursos naturais oceânicos, pode trabalhar estudando o aspecto geológicos dos oceanos para determinar as melhores rotas de pesca ou então pode atuar na área pesquisa química oceânica.
Segundo os profissionais de oceanografia, os oceanos ainda guardam grandes reservas de metais ( ouro, urânio, cobre, etc… ) e de petróleo ( veja o exemplo do Pré-Sal Brasileiro ) que os humanos desconhecem.


O Curso de Oceanografia

Por se tratar de um curso com forte conteúdo multi-disciplinar, durante o curso de oceanografia além da base de biologia, o aluno também vai estudar também muita química e física.
Os primeiros anos do curso de oceanografia são bem parecidos com o da graduação de biologia ( estudo das classes de animais, classes vegetais, processos biológicos ), mas a partir do terceiro ano o curso começa a se especializar se voltando para o estudo de conteúdos mais específicos tais como geologia, meteorologia, cartografia e manejo de recursos pesqueiros.
No decorrer do curso de oceanografia, o aluno vai passar por alguns laboratórios práticos de química e biologia e em algumas faculdades, principalmente nas federais, o estágio é obrigatório.

Grade Básica do Curso de Oceanografia

  • Biologia
  • Geologia Geral
  • Meteorologia
  • Cartografia
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Física Básica
  • Ecologia
  • Geografia Oceanográfica
  • Genética

A Teoria dos Macacos Aquáticos e a Oceanografia

Bebê Humano nadando: Será que já fomos animais aquáticos ??
Existe uma teoria muito interessante na Biologia e na Oceanografia que pouca gente conhece: a teoria dos Macacos Aquáticos.
Como todos conhecem, os humanos como conhecemos hoje, evoluiram a partir dos primatas ( macacos, gorilas, etc… ).
Esta mutação, que aconteceu alguns milhões de anos atrás, aconteceu quando nossos ancestrais primatas desceram das árvores, adotaram uma postura ereta ( passaram a andar com duas patas ) e passaram a aproveitar o ambiente para desenvolver ferramentas ( nossos ancestrais conseguiam desenvolver ferramentas devido ao cérebro mais avançado ).
Segundo a teoria dos Macacos Aquáticos, quando os humanos primitivos desceram das árvores, as savanas Africanas estavam muito quentes e o ambiente não estava favorável para eles se desenvolverem. Para poder fugir deste calor, eles foram progressivamente migrando em direção ao mar.
Quando chegaram ao oceano, estes humanos-primatas tiveram que se adaptar ao novo ambiente, para sobreviver eles começaram então a nadar ( segundo os profissionais de oceanografia, um mamífero pode perfeitamente se adaptar as águas ).
Nas águas dos oceanos, estes humanos puderam obter comida ( peixes, moluscos, corais ) e também a proteção de que precisavam.
Há algumas evidências bem interessantes que indicam que durante a evolução os humanos passaram por uma fase aquática:
  • Os humanos são um dos poucos mamíferos que controlam a própria respiração. Segundo a oceanografia e a biologia esta característica só se desenvolve em animais nadadores. Elefantes, por exemplo, não conseguem prender a respiração ( ela é automática ).
  • Ao contrário dos nossos “parentes” macacos, os humanos foram perdendo os seus pelos durante a evolução, isso pode ser explicado pela oceanografia como uma adaptação as águas: animais com menos pelos, nadam melhor e mais rápido.
  • Os humanos são um dos poucos animais terrestres que respiram tanto pela boca quanto pelo nariz. Segundo a oceanografia, essa capacidade é fundamental para engolir ar rapidamente e poder mergulhar por mais tempo.
  • Quando um bebê acaba de nascer, já tem uma incrível capacidade de mergulhar! A oceanografia afirma que somente animais aquáticos ou semi-aquáticos já nascem sabendo mergulhar.
Mas se os humanos primitivos evoluiram para um tipo de macaco aquático, porque hoje em dia estamos vivendo em terra firme e não no fundo do mar ??
A resposta é simples: quando as condições ambientais da África voltaram a ficar agradáveis, nossos ancestrais acabaram voltando a viver no continente. A vida aquática foi provisória, foi somente um tipo de adaptação.
Teoria do Macaco Aquático: A evolução humana pode ter passado pelas águas
Os profissionais de Oceanografia e Biologia ainda não encontram provas que comprovem esta teoria e nem provas que provam que ela é falsa, por enquanto tudo são hipóteses.

Especializações da Carreira de Oceanografia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Oceanografia:
  • Gestão Ambiental AquáticaEspeciaização onde o oceanógrafo estuda e desenvolve métodos de exploração sustentável dos recursos aquáticos. Nesta especialização o profissional de oceanografia pode atuar na indústria dando acessoria na exploração comercial das águas ou então coordenando projetos de preservação ecológica.
  • Limnologia: Nesta especialização, o profissional de oceanografia atua em projetos de preservação de cursos de água doce tais como rios, riachos e lagos.
  • Oceanografia Biológica: Especialização onde o profissional estuda as formas de vida aquáticas ( animais e vegetais ) e as dinâmicas dos ecossistemas onde elas vivem.
  • Oceanografia Física: Carreira onde o oceanógrafo estuda o aspecto físico dos mares, determinando correntes marítimas, marés e também fenômenos climáticos.
  • Oceanografia Geológica: Especialização onde o profissional de oceanografia estuda o mapeamento do fundo dos oceanos, a composição do solo e verifica a existência de recursos minerais ( petróleo e metais ).
  • Oceanografia Química: A oceanografia química estuda a composição das águas para determinar a saúde dos ecossistemas e verificar os níveis de poluição a que estão submetidos os organismos vivos. Pode trabalhar na recuperação de ambientes aquáticos poluídos ou então na preservação de ambientes saudáveis.

Carreira em Oceanografia: Aspectos Favoráveis

A regulamentação da profissão de oceanógrafo é recente no Brasil ( a carreira passou a existir oficialmente a partir de 2008 ), a oceanografia trata-se de uma carreira nova e com poucos profissionais especializados no mercado.
Com o inicio da exploração do Pré-Sal Brasileiro nos próximos anos, empresas de petróleo tais como a Petrobrás que perfura poços no Oceano tendem a contratar muitos profissionais de oceanografia ( principalmente os especializados em Oceanogeologia ).
Há excelentes oportunidades para profissionais de oceanografia nas indústrias de papel e celulose ( que utilizam muita água no seu processo indústrial ) e também em projetos de preservação ambiental tais como o a ONG Tamar ( que proteje as tartarugas marinhas no território Brasileiro ), projetos de preservação dos grandes peixes da Amazônia tais como o Pirarucú e projetos de proteção as baleias.
A utilização de técnicas de oceanografia para a produção de ostras, mexilhões e camarões de modo artificial ( fazendas de organismos marinhos ) também é muito promissora.

Carreira em Oceanografia: Aspectos Desfavoráveis

Como se trata de uma profissão nova, o mercado para oceanografia no Brasil ainda é pequeno e temos uma grande concorrência pelas melhores vagas de emprego. Outra desvantagem é que muitas vezes o profissional de oceanografia é enviado para locais poluidos ou então remotos para trabalhar ( um navio no meio do oceano por exemplo ).

Publicado Originalmente em:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes