A gestão ambiental estuda o meio ambiente, as diferentes formas de vida e também a interação do ser humano com a natureza. Conheça mais sobre a gestão ambiental.
Gestão Ambiental
Habilitação:
Gestor Ambiental
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Organização e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2239,00
Gestor Ambiental
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Organização e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2239,00
O Gestor Ambiental ( profissional de Gestão Ambiental ) é um profissional que cuida a natureza, estudando as formas de vida ( animal e vegetal ) e a interação do ser humano com estas formas naturais.
Os recursos naturais da terra são finitos, se forem simplesmente explorados de modo indiscriminado pensando nos lucros, em poucos anos vão se esgotar e trazer muito prejuízo.
O profissional de gestão ambiental administra e procura desenvolver sempre a melhor forma possível de explorar os recursos naturais, sejam eles renováveis como plantações ou então não-renováveis como minérios.
O principal objetivo da gestão ambiental é garantir o desenvolvimento econômico humano, mas sem destruir os recursos naturais.
Nos casos em que o impacto é inevitável, como na mineração por exemplo ( o ambiente é modificado de forma definitiva ) a gestão ambiental atua minimizando ou então consertando o estrago ambiental, recuperando as áreas naturais degradadas.
Seja analizando a poluição, seja coordenando a exploração sustentável dos recursos naturais, seja criando planos para recuperar áreas devastadas pelo homem ou então atuando em projetos de reflorestamento, o profissional de gestão ambiental está sempre buscando odesenvolvimento sustentável e contribuindo para a exploração econômica saudável.
O Curso de Gestão Ambiental
A base do curso de Gestão Ambiental, assim como acontece com o curso de Engenharia Ambiental são as ciências biológicas. Mas ao contrário do que acontece na Engenharia Ambiental que acaba envolvendo aspectos de ciências exatas tais como projeto de estruturas e desenho técnico, na Gestão Ambiental o foco não vai fugir muito das biológicas.
Química, Física, Biologia e Geologia vão ser a base do curso. Além da base de Ciências Biológicas, durante o curso de gestão ambiental o aluno também vai estudar conteúdos básicos de economia, ciências sociais, ciências humanas e legislação, tudo obviamente aplicado ao contexto do meio-ambiente.
Grade Básica do Curso de Gestão Ambiental
- Biologia
- Geologia
- Química
- Estudo do Solo
- Monitoramento Ambiental
- Hidráulica
- Análise de Impacto Ambiental
- Economia Básica
- Legislação Ambiental
- Aulas Práticas de Campo
A Gestão Ambiental e o Pró-Alcool
O Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa do Governo Brasileiro iniciado nos anos 70 com o objetivo de desenvolver um novo combustível para diminuir a dependência do Petróleo do Brasil.
O programa começou a ser estudado no início da década e foi iniciado oficialmente em 1975 devido as sucessivas crises do Petróleo que estavam acontecendo na época.
Durante essas crises, o preço subia e havia uma grande falta de combustível no mercado. Na época a Petrobrás ainda não tinha uma grande produção de petróleo e também não havia sido descoberto o Pré-Sal Brasileiro, que é recente, o Brasil dependia muito dos outros países para conseguir petróleo.
Para poder diminuir a dependência do Petróleo, o Pro-Alcool atuou em duas frentes: no desenvolvimento de uma nova tecnologia de motor, movida a álcool e também no desenvolvimento de usinas de produção de combustível.
Após muitos estudos e do teste de diversos tipos de matérias primas ( milho, mandioca, cana, etc… ) os especialistas em gestão ambiental e energia do governo chegaram a conclusão de que o melhor álcool para o Brasil, seria o álcool produzido a partir da cana-de-açucar.
Esse álcool ( que vem da cana ) é vantajoso em relação aos outros tipos de álcool combustível pois a cana é um vegetal altamente produtivo e também devido ao fato das novas usinas de álcool poderem ser implantadas a partir da adaptação das usinas de açucar que já existiam no Brasil. Em alguns países onde a cana-de-açucar não nasce ( muito frios ) o álcool mais usado é produzido a partir do milho.
O motor a álcool, outra parte do projeto, foi inventado e fabricado no ano de 1973 pelo Engenheiro Brasileiro Urbano Ernesto Stumpf. Em 1975 todas as grande fábricas de carros do Brasil da época: Volksvagen, Fiat, Ford e Chevrolet todas já haviam adapatado o projeto original de Ernesto e os carros a álcool estavam prontos para invadir as ruas.
Em 1986, considerado o ano do auge do Pró-Álcool, os especialistas em gestão ambiental e engenharia afirmam que mais de 90% dos carros fabricados no Brasil foram fabricados com motor a álcool.
A partir da década de 90 no entanto, como o motor a álcool não conseguiu acompanhar a evolução técnológica do motor a gasolina ( os motores a álcool primitivos não funcionavam bem no frio por exemplo ) e também devido ao preço do petróleo ter ficado estável, o governo resolveu abandonar o Pró-Alcool.
Após ficar quase 10 anos esquecido, o álcool combustível Brasileiro, voltou com tudo na década de 2000 com a nova geração de carros a álcool, os carros Flex Fuel. O motor Flex Fuel inventado na Califórnia, no início da década de 90 e trazido para o Brasil nos anos 2000, deu um novo impulso ao álcool, fazendo com que novos carros a álcool mais modernos passassem a ser fabricados e vendidos em nosso país.
Como funcionam tanto com álcool quanto com gasolina, os motores flex conseguem agradar tanto especialistas de gestão ambiental quanto os consumidores, já que eles são econômicos ( o álcool é um combustível barato ) e também poluem menos.
Evolução dos Carros a Álcool
Especializações da Carreira de Gestão Ambiental
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações dentro da Gestão Ambiental:
- Consultoria Ambiental: Nesta especialização o profissional de gestão ambiental atua em empresas e no governo preparando projetos de preservação e exploração sustentável do meio-ambiente.
- Certificação Ambiental: Especialização onde o gestor ambiental estuda as normas internacionais de qualidade em gestão ambiental e atua ajudando as empresas a tirarem certificados de Responsabilidade Ambiental ( certificados ISO e similares ).
- Planejamento Ambiental: O gestor ambiental especializado em planejamento estuda e produz relatórios de impacto ambiental, ajudando as empresas a implantar projetos sustentáveis de exploração da natureza.
- Recuperação Ambiental: O profissinal de gestão ambiental especializado em recuperação atua planejando e executando projetos de recuperação de áreas naturais que já foram destruídas.
Carreira de Gestão Ambiental: Aspectos Favoráveis
A conciência ambiental está em alta: governo, empresas e até consumidores, todos estão exigindo mais responsabilidade ambiental e estão valorizando os produtos ecológicos.
Com o crescimento econômico do Brasil, cada vez mais projetos de agricultura, mineração e exploração sustentável de florestas ( seja para madeira ou então eucaliptos para produzir papel ) vem sendo implantados, o que vem exigindo muita mão de obra especializada em gestão ambiental.
O campo de trabalho para gestão ambiental é bem amplo e variado, o gestor ambiental pode trabalhar com diversos tipos diferentes de projetos ambientais: redução de lixo, melhor aproveitamento de matérias primas, controle da poluição do ar, reaproveitamento industrial da água, etc…
Carreira de Gestão Ambiental: Aspectos Desfavoráveis
Entre os aspectos desfavoráveis da gestão ambiental temos a grande concorrência pelas melhores vagas de trabalho e também o ambiente de trabalho: muitas vezes o gestor ambiental é enviado para áreas remotas ou então poluídas para trabalhar.
0 comentários:
Postar um comentário