segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Carreira em Filosofia


A Filosofia, uma das ciências mais antigas da humanidade, tem como objetivo satisfazer a eterna busca do homem pela verdade. Conheça mais sobre a carreira em Filosofia.


Filosofia

Habilitação:
Filósofo
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Obsersavação e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 1958,00
A verdade, nada mais que a verdade, seja boa, seja ruim, seja ela qual for.
Essa sempre foi uma das grandes buscas da raça humana e essa é também a grande busca da Filosofia.
Para atingir essa busca sem fim, o Filósofo ( profissional da área de Filosofia ) dedica-se a investigar, perguntar e debater com profundidade todos os aspectos de seus assuntos de interesse.
Os profissionais de filosofia, tradicionalmente os maiores pensadores da sociedade há vários séculos, fazem grandes reflexões sobre ética, política, vida, arte, religião, espaço e tempo.
Pode-se dizer que os filósofos são as pessoas que tem a visão mais ampla sobre o funcionamento da sociedade humana, pois estudam um pouco de tudo.
A própria palavra Filosofia tem em seu significado “Amor a sabedoria”, que expressa de forma singela tal estudo.
Além de fazer reflexões, escrever livros para quase todas as áreas e criar teorias de pensamento, os profissionais de filosofia também podem atuar em empresas, prestando consultoria ou então na área de educação, ou implantando novos projetos em escolas e universidades.
Não podemos, no entanto, confundir a atividade do profissional de Filosofia com a do Cientista, há algumas diferenças!
A principal delas é que enquanto a preocupação do Filósofo é trilhar o caminho em direção a verdade, a preocupação do cientista é trilhar o caminho em direção aos resultados.
O filósofo se preocupa em criar e pensar, não se preocupa em fazer experiências que comprovem suas idéias, o cientista é justamente o oposto, sua principal preocupação é provar que esta certo e faz isso através de experiências científicas.

O Curso de Filosofia

O curso de Filosofia poder ser resumido em uma frase simples: você vai ler e escrever muito (e pensar!).
A base do curso, desde o primeiro dia, será sem dúvida a leitura.
No primeiro ano do curso o aluno terá um currículo mais básico estudando, por exemplo, a Introdução a Filosofia, Lingua Portuguesa e Filosofia Universal.
A partir do segundo ano do curso de Filosofia, no entanto, começa a discussão da obra e pensamento dos grandes filósofos sendo necessário ler todas as suas principais obras, entre os mestres estudados temos: Platão, Aristóteles, Sócrates, Emmanuel Kant, John Locke, Karl Marx, entre outros.
Lógica, política e ética vão estar sempre entre os focos a partir do segundo ano do curso de Filosofia, sendo também muito discutida a questão do Existencialismo e de Deus em suas diversas formas.
No último ano, é sempre necessário que o aluno escreva e apresente um trabalho original (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC) para se obter o diploma de Filosofia.
Filosofia: A Eterna Busca da Verdade é um dos Destinos Humanos

Grade Básica do Curso de Filosofia

  • Introdução a Filosofia
  • Língua Portuguesa
  • Ética
  • Política
  • Filosofia Lógica
  • Mitologia
  • Filosofia Oriental
  • Filosofia Ocidental
  • Dialética
  • Estudos das Obras dos Grandes Mestres

Sócrates, o Pensador

Sócrates: Realmente um Pensador muito Inspirado
Sócrates, Filósofo e pensador Grego, foi um dos grandes personagens do Mundo Antigo.
Pouco se sabe sobre a família e as origens de Sócrates, a única referência que temos é de que era um homem muito inteligente, talvez um dos mais inteligentes de todas as eras.
Conhecido em algumas regiões como um mendigo, em outras como um bêbado, em outras como um sábio e até mesmo um mago! Sócrates sempre alimentava os mitos sobre a sua pessoa, andando sempre descalço (até mesmo na neve!), usando roupas simples e passando horas e horas imóvel em estado de meditação.
Durante grande parte da sua vida, Sócrates não teve nem ao menos uma casa e viajou pelas principais cidades (ou pólis) de toda a Grécia Antiga.
Apesar de levar uma vida de viajante/aventureiro Sócrates chegou a se casar com a Ateniense Xântipe, tendo 3 filhos e também chegou a servir ao exército participando inclusive de algumas batalhas.
Em suas viagens, ele ensinava e promovia a Filosofia entre as pessoas, Sócrates acreditava que a melhor maneira de viver era se concentrar no desenvolvimento pessoal, na amizade e na lealdade entre as pessoas que juntas são muito mais fortes.
Ele mesmo provava isso dando aulas de Filosofia de graça nas praças para quem quisesse ouvir e quando lhe era perguntado de onde vinha tanta sabedoria em Filosofia, sempre retrucava com a frase: “Só sei que nada sei“.
Sócrates era totalmente desapegado aos bens materiais e por onde passava gerava sempre muita admiração por todos os homens e mulheres.
Ao final de sua vida, já famoso, Sócrates foi condenado a morte pelos Aristocratas de Atenas que discordavam de suas idéias revolucionárias.
No entanto, apesar do povo querer ajudá-lo a fugir, ist não ocorreu. O grande Filósofo se entregou corajosamente ao seu destino final se deixando capturar.
Sócrates morreu executado por seus inimigos na cidade de Atenas no ano de 399 A.C., mas suas idéias sobre a Filosofia e a vida nunca morreram sendo preservadas por seu discípuloPlatão e muitas gerações de filósofos, chegando até os dias de hoje 2.400 anos depois.

Especializações da Carreira de Filosofia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Filosofia:
  • Ensino: O filósofo pode dar aulas de Filosofia tanto em escolas do ensino fundamental (crianças e adolescentes) quanto para adultos em Universidades. O professor de Filosofia de classe Universitária é um dos auges da profissão, no entanto, para se candidatar é preciso ter no mínimo Mestrado.
  • Crítica Literária: Devido ao seu grande conhecimento em linguagem e assuntos generalizados, o profissional de Filosofia pode se especializar em criticar obras literárias, sejam elas de ficção ou não.
  • Literatura: Além de avaliar obras, o profissional de Filosofia pode utilizar seu conhecimento na concepção das mesmas.
  • Pesquisa e Experimentação de Idéias: O profissional de filosofia também fazer pesquisas sobre temas diversos, financiado por institutos, ONGs ou então orgãos do governo.

Carreira de Filosofia: Aspectos Positivos

Um ponto muito positivo à favor dos profissionais de Filosofia nos próximos anos é a ideologia no governo em incluir tal disciplina Ensino Médio e posteriormente no Ensino Fundamental no Brasil. Estas mudanças vão gerar um verdadeiro boom a procura de professores de Filosofia.

Carreira de Filosofia: Aspectos Negativos

O principal aspecto negativo da carreira em Filosofia são as opções de áreas de atuação que são muito amplas e principalmente a aceitação em alguns nichos do mercado. Como basicamente trabalha e modela idéias, fora os campos de educação, literatura e pesquisa não sobram muitas opções de área de trabalho.

Publicado Originalmente em:


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes