domingo, 11 de novembro de 2012

A Carreira em Astronomia


O profissional de astronomia usa a tecnologia para estudar o universo em toda a sua grandeza e potencial. É um pesquisador que cria mapas galácticos, pesquisa os corpos celestes, faz análises teóricas e também testes práticos.



Astronomia

Habilitação:
Astrônomo
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Observação
Salário Médio:
R$ 2445,00
Astrônomo ( profissional de Astronomia ) é o cientista que estuda o Universo e todo tipo de acontecimento que se dá fora da terra.
Como não é possível ainda viajar pelo universo para pesquisar pessoalmente, grande parte da ciência da Astronomia é construida com base na observação.
A astronomia, palavra que vem do Grego e significa “Lei das Estrelas”, busca entender e explicar os fenômenos do universo sempre com o objetivo de aplicar estes conhecimentos aqui na terra e também no futuro, quem sabe, usa-los para poder explorar e colonizar o espaço.
Considerada uma ciência generalista ( que envolve muitos ramos diferentes de conhecimento ), a Astronomia é baseada principalmente na física, química e matemática.
O profissional de astronomia durante as suas pesquisas e suas observações espaciais analisa os corpos celestes em todas as suas características: evolução, composição, tamanho e principalmente suas propriedades físicas, tais como temperatura, distância da terra, gravidade, idade, movimentação e intensidade luminosa ( quando se tratam de estrelas ).
O Universo ainda guarda muitos segredos a serem descobertos e muito potencial para a civilização humana, estamos apenas engatinhando no domínio das tecnologias de exploração e colonização do espaço.

O Curso de Astronomia

Embora as pessoas de um modo geral tenham na cabeça a idéia de que o astrônomo é aquele profissional que passa o dia com o olho grudado no telescópio olhando para o espaço, hoje em dia o trabalho e os estudos do profissional de astronomia estão um pouco diferentes.
Como hoje em dia quase toda galáxia próxima a terra ( sistema solar e áreas próximas ) está mapeada e esquadrinhada os trabalhos e pesquisas da astronomia moderna são quase na sua totalidade feitos através de poderosos computadores e equipamentos físicos gigantescos instalados em pontos estratégicos do mundo ( observatórios, radio-telescópios, etc… )
Por isso durante o curso de astronomia é fundamental que os alunos além de estudar a teoria sobre a dinâmica espacial, aprendam também a usar e dominar estas tecnologias para que possam utilizar e interpretar os dados coletados.
Durante os primeiros anos do curso de astronomia o aluno irá estudar uma forte base teórica de física e matemática avançadas.
A partir do terceiro ano do curso de astronomia, o foco se torna mais prático e o aluno passa também a estudar programas de computador tais como MatLab ( muito útil para cálculo número e cálculo vetorial ) e fazer algumas experiências em laboratório.
Radiotelescópio de Arecibo

Grade Básica do Curso de Astronomia

  • Cálculo Básico
  • Álgebra Linear
  • Equações Diferenciais
  • Física Clássica
  • Mecânica Clássica
  • Eletromagnetismo
  • Química Básica
  • Mecânica Celeste
  • Astrofísica
  • Física Quântica

A Astronomia e a Tecnologia da Terraformação

Astronomia
Terraformação é uma tecnologia futura ( ainda não temos tecnologia e recursos para aplica-la ) baseada na Astronomia e na Engenharia.
Terraformação, que literalmente quer dizer “transformar na terra”, consiste em pegar um planeta e transforma-lo em um mundo habitável pelos humanos.
Quando um mundo é terraformado outerratransformado o seu ar se torna respirável aos humanos, plantas terrestres podem ser cultivadas ( tornando o mundo verde ) e a sua temperatura se torna agradável.
A Astronomia há mais de 50 anos vem buscando nesta e em outras galáxias mundos que possam ser habitados pelo ser humano para que possamos expandir os nossos domínios mas até agora encontrou pouquíssimos planetas com essas características.
Sempre que a astronomia encontra um bom candidato para abrigar a vida humana ou o planeta é muito frio ou é muito quente ou não tem recursos básicos como água por exemplo ( planeta seco ou desértico ).
É neste ponto que entra a tecnologia da terraformação para auxiliar a astronomia: como é difícil ( alguns cientistas consideram impossível… ) encontrar um mundo que naturalmente possa abrigar a vida humana, cabe a nós humanos transformar os planetas que tenham potencial para isso.
Durante o processo de terraformação de um planeta ou lua ( isso mesmo luas com tamanho suficiente também podem ser transformadas !! ) o frio deve ser aquecido, o calor abrandado e a atmosfera deve ser modificada para que tenha oxigênio.
Para realizar este processo, além dos conhecimentos de astronomia também podem ser usadas tecnologias como efeito estufa para aquecer planetas frios, escudos solares para resfriar mundos quentes e também bactérias para produzir oxigênio.
Quando houver um nível mínimo de oxigênio podem ser introduzidas plantas e quando houver um nível bom de oxigênio, animais e humanos.
Ainda não temos recursos e tecnologia suficientes para terraformar nenhum planeta nos próximos 50 ou 100 anos, mas em breve a humanidade poderá dar mais esse grande passo na astronomia.
Três principais motivos que impedem que planetas sejam terraformados:
  • Tempo: Com as tecnologias que temos hoje em dia levaria milênios para terraformar um mundo de tamanho médio, a humanidade não dispõe deste tempo todo.
  • Distância: Como hoje em dia ainda dispomos de naves e veículos espaciais primitivos não podemos realizar viagens muito longas pelo espaço. Para chegar a Marte por exemplo, um planeta próximo, a viagem com os foguetes atuais levaria 3 anos !!
  • Custo: Ainda não dispomos de dinheiro e recursos suficientes na terra para fazer a terraformação de um planeta. Esse projeto demandaria trilhões e trilhões de dólares e recursos, ainda há muita coisa a ser resolvida aqui na terra primeiro.
Confira abaixo as principais fases pelas quais passa um planeta que está sendo terraformado:

1° Fase: Chegada

Após os especialistas em astronomia encontrarem um bom planeta, os engenheiros de terraformação desembarcam e começam a montar suas bases para o futuro projeto. Como o planeta ainda é hostil, em geral estas bases são subterrâneas e o oxigêncio é artificial.

2° Fase: Matando a Sede

Segundo a astronomia, para que um mundo seja terraformado, seus polos, sua atmosfera ou alguma região devem conter uma boa quantidade de água. Esta água é então transformada no estado líquido e mares começam ser enchidos.

3° Fase: Introdução da Vida

Para que a vida tome conta de um planeta, deve ser introduzida aos poucos, no começo da terceira fase, somente bactérias são usadas, quando o nível de oxigênio subir são introduzidas plantas primitivas tais como samanbaias e no final árvores de vários tipos.

4° Fase: Colonização Humana

A medida que as plantas se expandem e tomam conta da crosta do planeta o oxigênio vai subindo e a temperatura se estabilizando, em pouco tempo passamos a ter chuvas e podem ser introduzidas outras formas de vida: primeiro insetos ( para auxiliar na polinização das plantas ), depois pequenos animais e por fim mamíferos, entre eles nós, humanos. A partir dessa fase prédios, cidades e construções externas podem começar a ser erguidos.
Terraformação de um planeta

Especializações da Carreira em Astronomia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de astronomia:
  • Divulgação / Exposição Científica: O profissional de astronomia especializado em divulgação científica coordena palestras e mini-cursos sobre diversos assuntos relacionados a ciência e astronomia geral. Pode também trabalhar coordenando laboratórios de ciências para o ensino médio ou então em museus que tenham a ciência e tecnologia como tema.
  • Docência ( Ensino ): O profissional de astronomia especializado em docência pode usar seus sólidos conhecimentos em matemática e física para dar aulas destas disciplinas no ensino médio. Se for um profissional com nível de especialização mais alto ( mestrado, doutorado, etc… ) também pode dar aulas de matemática e física avançadas em faculdades, inclusive nos próprios cursos de astronomia.
  • Pesquisa Astronômica: Considerada por alguns a principal ramificação de carreira dentro da astronomia, o profissional de astronomia especializado em pesquisa trabalha em institutos de pesquisa astronômica e em universidades, também pode conciliar a atividade de pesquisa com aulas caso goste de lecionar.

Carreira em Astronomia: Aspectos Negativos

A Astronomia é considerada uma carreira científica “hardcore” e que exige muito estudo e dedicação por parte dos profissionais. Prepare-se para encarar equações matemáticas de várias dimensões e problemas de física como você nunca viu !!

Carreira em Astronomia: Aspectos Positivos

O ponto fraco da astronomia também pode ser visto com seu ponto forte, por ser considerada uma área difícil há poucos profissionais formados e ótimas oportunidades sobrando.
Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer intercâmbios e trabalhar no exterior, se o profissional de astronomia tiver uma boa formação e souber falar Inglês, por exemplo, nada impede dele ir trabalhar na NASA ou na ESA ( Agência Espacial Européia ).

Publicado Originalmente em:

1 comentários:

Unknown disse...

Tenho uma grande certeza que vou me tornar um astrônomo

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes