Para orientar e sensibilizar a sociedade matogrossense sobre os malefícios causados pela fumaça oriunda do tabaco, do emprego contínuo do fogão à lenha e das queimadas será ‘instalado’ em Cuiabá, no período de 16 a 21 de outubro, um pulmão inflável - com 220 metros quadrados. O espaço será aberto a visitação popular, gratuitamente, no estacionamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das 8h às 11h e das 13h às 17h.
A ação integra o projeto MT Sem Fumaça, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, de Saúde e do Ministério Público, Sociedade Matogrossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Essa será a primeira vez que a Capital receberá um pulmão inflável com essas dimensões (a estrutura é dotada de 3 salas com capacidade para 20 pessoas cada uma e um mini-auditório com capacidade para 60 pessoas). “Além do alerta quanto à saúde, ele irá ajudar na sensibilização quanto às perdas de biodiversidade devido às queimadas em áreas de conservação e preservação ambiental; também será um espaço para promoção de educadores ambientais”, pontua a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Gomes.
Nesse espaço os estudantes terão acesso a documentários sobre o tabagismo e suas implicações ao meio ambiente e à saúde humana; exposições referentes a temática, também terão contato com peças anatômicas do corpo humano, visualização de exposição de ilustrações e fotos, percepções olfativas e auditivas. Os estudantes receberão material de apoio do tipo fascículos pedagógicos sobre os temas propostos. Para poder facilitar o acesso à estrutura e a assimilação do conhecimento, cerca de 100 monitores (estudantes da área de saúde, técnicos da Secretaria de Educação, Saúde e Meio Ambiente) se revezarão no acompanhamento aos grupos de estudantes.
Em 2010, Cuiabá foi sede de uma ação semelhante, em que houve um ‘tour pelo pulmão’, mas a ideia se restringiu ao debate das doenças respiratórias e nesse ano a temática foi ampliada abarcando a educação ambiental. Giselly pontua que a fumaça do cigarro no ar, a que os cientistas denominam de ‘secundária’, apresenta concentrações até maiores de tóxicos do que a aspirada pelo fumante.
Acessibilidade
Para garantir a inclusão social a estrutura será dotada de monitores aptos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o espaço será suficientemente grande para comportar o trânsito de cadeiras de rodas.
Agendamento
A Seduc disponibilizará para as escolas da rede estadual de Cuiabá e Várzea Grande, quatro ônibus para traslado e visitação ao pulmão inflável. Entretanto, é necessário fazer o agendamento com a máxima antecedência para que seja elaborado um calendário de atendimento às demandas. O contato da Gerência de Educação Ambiental é o 3613-6475.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
0 comentários:
Postar um comentário