Educação, esporte e cidadania: uma tabelinha vitoriosa nas escolas de MT
Escolas da rede municipal e estadual intensificam as
ações de sensibilização e mobilização dos alunos sobre o maior evento
que Mato Grosso já sediou, a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Estas
ações integram o projeto Pintando a Copa, desenvolvido pelo Governo do
Estado, por meio da Secopa e secretaria de Educação (Seduc), em parceria
com as secretarias de Educação de Cuiabá e Várzea Grande.
O que se vê nas escolas participantes são turmas muito animadas com o desenvolvimento do projeto, que promove o exercício da cidadania entre estudantes, professores, gestores, colaboradores e pais de alunos. O combate à dengue, a preservação ambiental, a valorização da cultura regional e as alternativas para tornar as cidades mais hospitaleiras são os principais focos das ações que incluem apresentações teatrais, musicais, gincanas, exposições de cartazes e pinturas e até passeatas pelos bairros.
O empenho das escolas na mobilização é justificável. Além das premiações para os melhores desenhos sobre a Copa em Mato Grosso, a escola que executar o melhor plano de sensibilização e mobilização dos alunos será premiada na categoria Escola Cidadã na Copa. A participação da escola no projeto é voluntária e se dá por meio de inscrição e detalhamento das ações desenvolvidas com os alunos; a escola ainda deverá relatar a estratégia utilizada para inclusão do debate sobre o tema no ambiente escolar.
Mobilização e sensibilização
A escola José Mendes Martins, do Parque do Lago em Várzea Grande, trabalha para levar o prêmio de Escola Cidadã, que garante um projetor multimídia e um notebook. Por isso, realiza atividades toda semana envolvendo alunos, corpo técnico e comunidade escolar. A coordenadora Marinalva Bispo Neves de Carvalho explica que os alunos estão sendo motivados a destacar a cultura regional no contexto da Copa, uma ação de valorização e respeito aos costumes e tradições locais.
Outro foco prioritário é o conceito de que a ação de cada um ajuda a transformar a cidade num ambiente mais receptivo e atrativo para os turistas que desembarcarão em Várzea Grande em 2014 e nos anos seguintes. “Os alunos estão entendendo que os cuidados com a preservação ambiental e a coleta seletiva de lixo, por exemplo, dão a Várzea Grande uma condição de cidade limpa, capaz de receber bem os visitantes”, exemplifica Marinalva. Ela está otimista sobre as transformações positivas que a Copa vai gerar, sentimento compartilhado também pelos alunos.
Jamily, 9 anos, gosta das atividades do Pintando a Copa pela oportunidade de desenhar e aprender mais sobre a cultura mato-grossense. Seu trabalho destaca as frutas típicas da região do Cerrado (caju, banana, manga e pequi) inseridas no contexto decorativo de um campo de futebol. Stefanny, 9, acha importante aprender mais sobre a Copa, sobre as melhorias que as cidades estão recebendo e sobre valores regionais. Renan, 11, diz que seus desenhos estão melhorando com a prática, além de aprender a cuidar melhor de sua casa, da escola e da cidade onde vive com sua família.
O gestor do projeto, assessor especial Agripino Bonilha Filho, destaca a receptividade das escolas: “as escolas assimilaram muito bem os objetivos do projeto que, além do concurso de desenho, busca envolver a comunidade no desafio de seguir os critérios que tornam uma cidade hospitaleira e promover uma ampla e permanente transformação social por meio da educação ambiental”, disse.
Logo após o lançamento do projeto, em março, o ministro do Turismo Gastão Vieira, elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso em reportagem publicada no site do ministério. “O projeto de Mato Grosso faz a junção das principais características do desenvolvimento de um país: educação, participação da família e esporte. Os três, quando lado a lado, sempre trazem bons resultados”, disse o ministro.
O que se vê nas escolas participantes são turmas muito animadas com o desenvolvimento do projeto, que promove o exercício da cidadania entre estudantes, professores, gestores, colaboradores e pais de alunos. O combate à dengue, a preservação ambiental, a valorização da cultura regional e as alternativas para tornar as cidades mais hospitaleiras são os principais focos das ações que incluem apresentações teatrais, musicais, gincanas, exposições de cartazes e pinturas e até passeatas pelos bairros.
O empenho das escolas na mobilização é justificável. Além das premiações para os melhores desenhos sobre a Copa em Mato Grosso, a escola que executar o melhor plano de sensibilização e mobilização dos alunos será premiada na categoria Escola Cidadã na Copa. A participação da escola no projeto é voluntária e se dá por meio de inscrição e detalhamento das ações desenvolvidas com os alunos; a escola ainda deverá relatar a estratégia utilizada para inclusão do debate sobre o tema no ambiente escolar.
Mobilização e sensibilização
A escola José Mendes Martins, do Parque do Lago em Várzea Grande, trabalha para levar o prêmio de Escola Cidadã, que garante um projetor multimídia e um notebook. Por isso, realiza atividades toda semana envolvendo alunos, corpo técnico e comunidade escolar. A coordenadora Marinalva Bispo Neves de Carvalho explica que os alunos estão sendo motivados a destacar a cultura regional no contexto da Copa, uma ação de valorização e respeito aos costumes e tradições locais.
Outro foco prioritário é o conceito de que a ação de cada um ajuda a transformar a cidade num ambiente mais receptivo e atrativo para os turistas que desembarcarão em Várzea Grande em 2014 e nos anos seguintes. “Os alunos estão entendendo que os cuidados com a preservação ambiental e a coleta seletiva de lixo, por exemplo, dão a Várzea Grande uma condição de cidade limpa, capaz de receber bem os visitantes”, exemplifica Marinalva. Ela está otimista sobre as transformações positivas que a Copa vai gerar, sentimento compartilhado também pelos alunos.
Jamily, 9 anos, gosta das atividades do Pintando a Copa pela oportunidade de desenhar e aprender mais sobre a cultura mato-grossense. Seu trabalho destaca as frutas típicas da região do Cerrado (caju, banana, manga e pequi) inseridas no contexto decorativo de um campo de futebol. Stefanny, 9, acha importante aprender mais sobre a Copa, sobre as melhorias que as cidades estão recebendo e sobre valores regionais. Renan, 11, diz que seus desenhos estão melhorando com a prática, além de aprender a cuidar melhor de sua casa, da escola e da cidade onde vive com sua família.
O gestor do projeto, assessor especial Agripino Bonilha Filho, destaca a receptividade das escolas: “as escolas assimilaram muito bem os objetivos do projeto que, além do concurso de desenho, busca envolver a comunidade no desafio de seguir os critérios que tornam uma cidade hospitaleira e promover uma ampla e permanente transformação social por meio da educação ambiental”, disse.
Logo após o lançamento do projeto, em março, o ministro do Turismo Gastão Vieira, elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso em reportagem publicada no site do ministério. “O projeto de Mato Grosso faz a junção das principais características do desenvolvimento de um país: educação, participação da família e esporte. Os três, quando lado a lado, sempre trazem bons resultados”, disse o ministro.
Quatro categorias
Através do estímulo à produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo, o Governo está incentivando 95 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande a exercer sua cidadania.
O projeto é dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última categoria destinada às escolas: Categoria I – 1º Ciclo: alunos do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental; Categoria II - 2º Ciclo: alunos do 4º ao 6º Ano do ensino fundamental; Categoria III – 3º Ciclo: alunos do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental;
Categoria Escola Cidadã na Copa: todas as escolas que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema nas unidades escolares. Para os melhores desenhos e projetos o Governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD, câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria.
Todos os alunos das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande receberam kits para incentivo à participação no concurso, contendo: cartilha com informações sobre a Copa do Mundo como fonte de referência na criação do desenho. Nessa cartilha, há ainda uma história em quadrinhos em que os personagens conversam sobre as atitudes que todos devem ter para deixar as cidades limpas e mais bonitas; carta direcionada aos pais dos alunos explicando sobre o projeto e convocando para participação nessa e nas demais atividades preparativas do Mundial do futebol e folder explicativo do projeto.
Através do estímulo à produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo, o Governo está incentivando 95 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande a exercer sua cidadania.
O projeto é dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última categoria destinada às escolas: Categoria I – 1º Ciclo: alunos do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental; Categoria II - 2º Ciclo: alunos do 4º ao 6º Ano do ensino fundamental; Categoria III – 3º Ciclo: alunos do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental;
Categoria Escola Cidadã na Copa: todas as escolas que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema nas unidades escolares. Para os melhores desenhos e projetos o Governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD, câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria.
Todos os alunos das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande receberam kits para incentivo à participação no concurso, contendo: cartilha com informações sobre a Copa do Mundo como fonte de referência na criação do desenho. Nessa cartilha, há ainda uma história em quadrinhos em que os personagens conversam sobre as atitudes que todos devem ter para deixar as cidades limpas e mais bonitas; carta direcionada aos pais dos alunos explicando sobre o projeto e convocando para participação nessa e nas demais atividades preparativas do Mundial do futebol e folder explicativo do projeto.
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