Mancala é um jogo sensacional. É talvez o mais antigo, para não dizer
possivelmente o primeiro, jogo que se tem notícias na história da
Humanidade. Mancala é tão antigo, que em seus mais de 7 mil anos de
história reformulou-se com diversas configurações, deixando mais de 200
variações.
De origem Africana, Mancala tem muito a nos ensinar sobre os jogos, os
valores e a cultura que os forma, molda e cria. Mancala foi concebido
quando a humanidade vivia em uma sociedade agrícola, o que explica os
seus elementos constituintes: Sementes e um tabuleiro feito de buracos
na terra.
As regras compreendem 2 momentos básicos: A chamada “Semeadura” e a
chamada “Colheita”. Basicamente trata-se de um jogo de estratégia,
altamente viciante, aonde as sementes são deslocadas de buraco em buraco
e colhidas para a Mancala de cada jogador (buraco central) quando estas
totalizam 3 ou 4 sementes. Trata-se de um jogo de fácil aprendizado e
de alta rejogabilidade.
Ganha quem conseguir mais sementes. Podemos estudar esse jogo,
analisando como um conjunto simples de regras pode tornar um jogo com um
ritmo tão dinâmico e divertido. Essa dinâmica é altamente necessária
para quem quiser projetar jogos ou games para o público que mais cresce
no mercado hoje: O público casual.
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