quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ENEM - O que é e para que serve?


  • CRIADO EM 1998, O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) TEM O OBJETIVO DE AVALIAR O DESEMPENHO DO ESTUDANTE AO FIM DA ESCOLARIDADE BÁSICA.
  • PODEM PARTICIPAR DO EXAME ALUNOS QUE ESTÃO CONCLUINDO OU QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO EM ANOS ANTERIORES.
  • ELE É USADO COMO PARTE DO PROCESSO SELETIVO DE MAIS DE MIL INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS E PRIVADAS.
  • A NOTA DO ENEM É CRITÉRIO FUNDAMENTAL NA SELEÇÃO PARA AS BOLSAS DO PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS).
  • A PARTIR DE 2009, PASSOU A SER A ÚNICA FORMA DE SE CANDITAR A 51 IES PÚBLICAS PELO SISU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA). 
  • O ENEM, TAMBÉM EM 2009, TORNOU-SE A PROVA DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO PARA ESTUDANTES MAIORES DE 18 ANOS QUE CURSAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( EJA ).
  • DESDE 2010, A NOTA DO ENEM SE TORNOU OBRIGATÓRIA PARA A SOLICITAÇÃO DO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES).


OBJETIVOS
 O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.
Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.

O ENEM BUSCA, AINDA, OFERECER UMA REFERÊNCIA PARA AUTO-AVALIAÇÃO COM VISTAS A AUXILIAR NAS ESCOLHAS FUTURAS DOS CIDADÃOS, TANTO COM RELAÇÃO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS QUANTO À SUA INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO.

A AVALIAÇÃO PODE SERVIR COMO COMPLEMENTO DO CURRÍCULO PARA A SELEÇÃO DE EMPREGO.

ESTRUTURA

É UM EXAME COMPOSTO POR REDAÇÃO E QUATRO PROVAS OBJETIVAS, CADA UMA DELAS COM 45 QUESTÕES:
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS;
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS;
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS; 

MATEMÁTICAS E  SUAS TECNOLOGIAS.

PELO NOVO SISTEMA, CADA PROVA SERÁ CORRIGIDA POR DOIS CORRETORES INDEPENDENTES, QUE AVALIARÃO CINCO COMPETÊNCIAS. CASO AS NOTAS DOS DOIS CORRETORES TENHAM UMA DIFERENÇA DE ATÉ 200 PONTOS, A NOTA FINAL SERÁ FEITA A PARTIR DE UMA MÉDIA ARITMÉTICA DAS DUAS AVALIAÇÕES. ATÉ O ANO PASSADO, A MARGEM DE DISPERSÃO ERA DE 300 PONTOS (A NOTA FINAL DO ENEM VARIA DE 0 A 1.000).
 NO ENTANTO, SE A DIFERENÇA DA NOTA FINAL ENTRE DOIS AVALIADORES FOR MAIOR QUE 200 PONTOS, HAVERÁ UMA TERCEIRA CORREÇÃO. SE PERSISTIR A DIFERENÇA, UMA BANCA COM OUTROS TRÊS AVALIADORES VAI CORRIGIR A REDAÇÃO. A BANCA SERÁ COMPOSTA DE TRÊS AVALIADORES E COORDENADA POR UM PROFESSOR DOUTOR.


COMPETÊNCIAS:
  1. COMPETÊNCIA I: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO DA LÍNGUA ESCRITA
  2. COMPETÊNCIA II: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. 
  3. COMPETÊNCIA III: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA. 
  4. COMPETÊNCIA IV:  DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO. 
  5. COMPETÊNCIA V: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS. FONTE: INEP

CRONOGRAMA:
PERÍODO DE INSCRIÇÕES
28/05 A 15/06/2012
TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 35 (para alunos egressos no Ensino Médio até 2010 e alunos das escolas particulares)
PAGAMENTO DA TAXA
ATÉ 20/06/2012
DATA DAS PROVAS
3 E 4/11/2012
DIVULGAÇÃO DO GABARITO
7/11/2012 

RESULTADO FINAL
28/12/2012  

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